Habilidades

Gastronomía
100%
Cultura
100%
Historia
100%
Turismo
100%

Video

Lagos cidade das descobertas

A primeira localidade na região de Lagos, chamada Laccobriga o Lacóbriga, foi fundada cerca de 2000 anos antes do Nascimento de Cristo pelos cónios.[9] Esta localidade foi subsequentemente ocupada por Cartagineses, Romanos, povos bárbaros, muçulmanos e finalmente reconquistada pelos cristãos en Século XIII.[10]

Devido à sua localização e importância económica, Lagos tornou-se um ponto central para os Descobrimentos Portugueses, a partir do Século XV; en 1573, foi elevada a cidade pelo rei D. Sebastião, passando a ser a capital do Reino do Algarve, posição que manteve durante o Domínio Filipino. En 1755, quando foi devastada pelo tsunami que também devastou Lisboa, a capital provisória passou para Loulé e depois para Faro onde ainda se mantém. No Século XIX, participou activamente nas Invasões Francesas e na Guerra Civil Portuguesa,[11] tendo conseguindo retomar alguma importância económica, com a introdução das primeiras indústrias a partir de meados do século.

Após a Segunda Guerra Mundial e até aos finais do Século XX, assistiu-se a uma gradual redução da capacidade industrial e a um aumento do turismo, que se tornou na principal actividade económica no Concelho (hoje Lagos dispõe de uma vasta e diversificada oferta de alternativas de alojamento: hotéis; albergues de juventude; moradias e apartamentos turísticos; parques de campismo y autocaravanismo).[12]

Nas últimas décadas do século XX e início de XXI a cidade mudou a um ritmo acelerado, com renovação do centro histórico e expansão da periferia. Foram criados novos bairros residenciais e equipamentos respetivos (comércio, saúde, educação, desporto...); foi levada a cabo a construção da Marina de Lagos e respetiva zona habitacional e comercial; foram criadas novas unidades hoteleiras, instalações administrativas, etc..

Cidade de Lagos

Lagos é uma cidade na região do Algarve, no sul de Portugal.

Conhecida pelas cidade velha amuralhada, pelos penhascos e pelas praias atlânticas. Uns degraus íngremes em madeira levam à enseada arenosa da Praia do Camilo. Os penhascos da Ponta da Piedade, nas proximidades, oferecem vistas deslumbrantes do promontório e um farol. A Igreja de Santo António, uma igreja ornamentada do século XVIII, situa-se do lado oposto ao Castelo dos Governadores, um castelo com uma fachada e torres barrocas.

Saldo de usuario 3 / Puntos

Medios de comunicación

Cima