Fotos
vídeos
Desculpe, Nenhum item encontrado.
áudios
Desculpe, Nenhum item encontrado.
arquivos
Desculpe, Nenhum item encontrado.

Concelho de Castro Marim

História

Na margem direita do Guadiana, uma vila de Castro Marim é palco de numerosos vestígios que comprovam a sua ocupação desde a antiguidade. Foi povoada por fenícios, cartagineses, gregos, romanos, visigodos e árabes. Foi conquistada aos mouros em 1242 e foral em 1277. Estando perto do rio, do mar, da planície e da montanha e fazendo fronteira com Ayamonte, Castro Marim foi durante séculos uma importante praça de guerra do Algarve.

Em redor do castelo, erguido por D. Alfonso III, pode contemplar-se uma imensa paisagem de salinas tradicionais. A ligação de Castro Marim à atividade salineira vem de longa data, tornando-se quase impossível determinar a data precisa do seu início. A exploração recurso, a par da pesca deste da agricultura, faz parte da economia desta região, marcando a cultura e a vivência da população local.

Visitar como salinas tradicionais é uma excelente oportunidade para descobrir os sabres tradicionais durante anos na extração do sal, numa simbiose perfeita entre o trabalho do homem e a vontade da natureza. A sabedoria do incansável salineiro, que conserva a arte e os instrumentos tradicionais, oferece-nos dois produtos de qualidade superior, perfeitamente enraizados na população castromarinense.

Como gentes de Castro Marim, habituadas desde a antiguidade ao convívio com diferentes povos vindos do mediterrâneo, trocaram produtos e práticas, absorveram modos de estar e de fazer, saberes amadurecidos pelo tempo que chegaram até nós através dos artesãos, tesouros vivos detentores e transmissores da capacidade imaterial de Castro Marim, que conservam a memoria de um povo e de uma cultura.

Os visitantes ainda podem encontrar quem, à porta de sua casa, faz uma minuciosa e delicada renda de bilros para decorar toalhas de mesa. Ainda é possível conhecer a cara dos homens que, com as sábias mãos, tecem cestos com palha e cana, folhas de junco e palmeira e observá-los no exercício do seu ofício.

Todos estes patrimónios estão aliados à paisagem natural do concelho de Castro Marim, um território com inúmeros encantos por descobrir que deslumbram todos aqueles que o visitam.

Castro Marim é uma vila raiana portuguesa pertencente ao Distrito de faro , região e sub-região do Algarve , com menos de 7 000 população. [1]

É sede de um município com 300,84 km² de área [2] e 6 747 população (2011), [3] [4] subdividido em 4 freguesias . [5] O município é limitado a norte e noroeste pelo município de Alcoutim , a leste pela Espanha , a sudeste por Vila Real de Santo António (território principal), a sul pelo Oceano Atlântico , a sudoeste pela freguesia de Vila Nova de Cacela ( exclave de Vila Real de Santo António ) e a oeste por Tavira .

Equilíbrio usuário 2 / Pontos

Media

Topo