Vrienden

Sorry, er zijn geen leden gevonden.

De gemeente Monchique

No centro de duas grandes serras ( Fóia e Picota ), of concelho de Monchique entra na história com a presença dos romanos nas Caldas de Monchique , atraídos pelo poder curativo das suas águas. Nos séculos seguintes, a serra foi-se povoando lentamente e no século XVI Monchique era já uma povoação suficientemente importante para merecer a visita do rei D. Sebastião , que pretendeu conceder-lhe o estatuto de Stad .

A tecelagem da e fazer linho - os Sólidos surrobecos, orianos e estopas dos tempos Antigos - entre OUTRAS Actividades, Como como Relacionadas com a madeira de castanho, contribuíram para um PROSPERIDADE e Desenvolvimento de Monchique, de tal forma Que em 1773 foi promovida uma vila.

As alterações económicas provenientes da industrialização significaram a perda da actividade têxtil e de outras manufacturas. Hoje, Monchique é vila airosa, virada para o turismo , com um artesanato activo e uma economia diversificada.

Possuindo das florestas mais ricas do Algarve , ricas em sobreiros , eucaliptos , castanheiros , entre outros, Monchique tem também como marco distintivo esta mata que dá a conhecer aos seus visitantes através de safaris, parques zoológicos e naturais e expedições pedestres.

No Centro histórico de Monchique as casas têm a arquitectura algarvia tradicional nas paredes brancas, nas cantarias, nas manchas de cor das portas e janelas, embora exibam as típicas chaminés de saia, tão diferentes do litoral. O facto de treparem por colinas íngremes, de as ruas estreitas abrirem a cada passo novas perspectivas sobre a serra verdejante, dá-lhes, porém, um certo exotismo, aumentado pela presença de cameleiras e hortênsias, de árvores de fruto, evocadoras de jardins e pomares. Justificação para um prolongado passeio de descoberta de um recanto diferente do Algarve.

Para apreciar bem a beleza da vila de Monchique, importa ir até ao largo de São Sebastião. O casario branco parece descer em degraus pelas encostas da serra, pequeno presépio envolto em verdes, flores e frescura.

Artesanato

Archief per categorie "PETITIE cestaria en tecelagem constituem a grande parte do artesanato tradicional de Monchique. Por ser também uma região rica em sobreiros, é possível que haja igualmente artesãos a trabalhar a cortiça.

gemeente Olhao

Monchique é conhecido pela Suinicultura, prova disso são os conhecidos enchidos feitos com carne de porco (molho, morcela de farinha ou farinheira, morcela e chouriça) e presuntos, expostos anualmente na Feira dos Enchidos e na Feira do Presunto, respectivamente.

É também vastamente conhecida a aguardente later medronho produzida nesta região, com marca própria, que atrai gente de toda a parte para a saborear. São também procurados os licores feitos com produtos da região. A bebida licorosa mais típica de Monchique chama-se Melosa, que utiliza aguardente de medronho.[8]

No que toca a doçaria regional, Monchique não se deixa ficar para trás, tendo como principal doce típico o Bolo de Tacho.

Gebruikerssaldo 2 / Punten

Media

Bovenkant